Página Inicial > Empresa > Apresentação > Mensagem do Presidente

Página Inicial
Notícias
Perguntas Frequentes

 

Plano de Mobilidade
Presidente da ECALMA
Rui Jorge Martins

 


Mensagem do presidente da ECALMA, vereador Rui Jorge Martins

Caros munícipes,

Assumo funções num momento que, para a ECALMA, é de novos desafios, novas tarefas e novas soluções para a gestão do estacionamento e a mobilidade dos cidadãos (os que no concelho residem ou trabalham, bem como os visitantes), assim como de oferta de novos serviços de transportes públicos, mais flexíveis e eco-eficientes.

A ECALMA foi criada em 2004, por decisão da Câmara Municipal de Almada, com o objectivo de regular o estacionamento na cidade, acabando com recorrentes situações de ocupação ilegal por viaturas do espaço destinado aos peões. Na sequência deste trabalho, e de acordo com as novas atribuições concedidas pela edilidade, ao abrigo de legislação entretanto aprovada, a qual reforça as competências das empresas municipais de fiscalização, a ECALMA tem hoje a seu cargo a gestão dos parques de estacionamento do município e prepara-se para assumir também a implementação de um novo meio de transporte inclusivo - Flexibus, que irá servir as zonas históricas das freguesias de Cacilhas e Almada.

Chegamos a este tempo de novas tarefas e novos desafios na sequência do trabalho desenvolvido pela administração liderada pelo anterior Presidente, vereador José Gonçalves, que deu forma a este projecto, hoje consolidado, tendo como objectivo contribuir para que todos usufruam da Cidade, regulando o uso do automóvel no espaço público, reforçando a cidadania e a cultura de respeito pelas regras da vida colectiva, no âmbito das opções estratégicas definidas pelo Plano de Mobilidade – Acessibilidades 21.

Isso fez-se aplicando os regulamentos para o estacionamento na cidade, libertando o espaço público para os peões – contribuindo, dessa forma, para melhorar a rotatividade e disponibilizar mais lugares de estacionamento nas zonas comerciais de Almada. Nesse sentido, a ECALMA assegura, além das necessária fiscalização do estacionamento, a gestão dos parques da Avenida D. Afonso Henriques, (no centro de Almada), e da Costa da Caparica (junto à frente urbana de praias), e vai agora reforçar a oferta
com 5 novos parques subterrâneos, onde iremos disponibilizar mais 823 novos lugares de estacionamento. Trata-se dos novos equipamentos do Laranjeiro, Avenida Bento Gonçalves e Rua Luísa Sigeia (todos fazendo interface com Metro Sul do Tejo) e, na zona de Almada Velha, da Rua Capitão Leitão e do campo de São Paulo.

Outra importante área de trabalho, iniciada na gestão do anterior Presidente e que pretendemos continuar, é a retirada do espaço público de veículos em fim de vida (VFVs), disponibilizando dessa forma mais lugares de estacionamento e contribuindo para melhorar o Ambiente.

A ECALMA vai também assumir a gestão do Flexibus – um inovador sistema de transporte de passageiros, eléctrico, amigo do ambiente, que assegura mobilidade inclusiva em zonas tradicionalmente carenciadas deste tipo de serviços, melhorando as condições de acessibilidade à população mais idosa, mas também aos jovens em idade escolar.

Com a entrada em funcionamento destes novos equipamentos, a ECALMA reafirma a sua vocação de prestar serviço público de qualidade, proporcionar mais oferta de estacionamento na cidade assegurando lugares para os residentes e, assim, incentivar também a utilização dos meios de transporte colectivo de passageiros.