Página Inicial > Empresa > Plano de Mobilidade

PLANO DE MOBILIDADE

 

Melhorar a circulação no centro da cidade, disciplinar o estacionamento, hierarquizar a rede viária, reestruturar a rede de transportes públicos em articulação com o Metro Sul do Tejo e requalificar o espaço público, são os principais objectivos do Plano de Mobilidade - Acessibilidades 21.

Iniciado pela Câmara Municipal de Almada (CMA) em 2001, o Plano de Mobilidade - Acessibilidades 21 apresenta respostas a uma série de problemas de circulação, originados pelo importante desenvolvimento económico e social registado no concelho nos últimos anos.
O estudo foi concluído em Novembro de 2002, estando a ser aplicadas diversas das medidas propostas.

A elaboração do Plano de Mobilidade é da responsabilidade técnica da Transitec e da Semaly (na área dos transportes colectivos).
A equipa técnica fez o diagnóstico e traçou os principais objectivos a atingir com aplicação das propostas, validados pela Comissão de Acompanhamento da CMA e por fóruns de participação com diversas entidades.

 

Os objectivos de implementação de uma política de estacionamento em Almada são:


objectivos

 

 

No Centro de Almada, os objectivos orientam-se segundo os diversos tipos de utentes do estacionamento:

 

objectivos

 

 

O diagnóstico e as propostas Estacionamento

 

Na cidade de Almada existem cerca de 14 mil lugares de estacionamento, um valor proporcionalmente muito semelhante ao de outras cidades europeias. Há, no entanto, necessidade de gerir, disciplinar e fiscalizar o estacionamento.

O Plano de Mobilidade apresenta propostas que visam garantir a oferta de lugares para residentes, assegurar o estacionamento para utentes de curta duração no centro da cidade, limitar o estacionamento dos pendulares (pessoas que se deslocam diariamente e em horários regulares para Almada), reduzir ou eliminar o parqueamento ilegal.


Globalmente no centro de Almada, a aplicação da política de estacionamento na totalidade dos sectores produz os seguintes efeitos sobre os utentes:

 

objectivos

 

A criação e consequente intervenção da ECALMA, no exercício efectivo  dos poderes de gestão e fiscalização que lhe foram conferidos pelo Munícipio, visam  concretizar os objectivos e propostas do Plano de Mobilidade.

 

Mais informação em PLANO DE ESTACIONAMENTO